sábado, 24 de outubro de 2009

Parabéns, Goiânia!

Hoje é aniversário de Goiânia, 76 anos, uma capital considerada jovem, mas com crescimento acelerado a cada dia que passa.

Goiânia, capital de Goiás, no centro-oeste de nosso país. Criada na mesma época em que Brasília nascia, com a intenção de trazer mais pessoas para esta região e consequentemente mais desenvolvimento, ajudando a descentralizar o crescimento da região sudeste.

Projetada para 50.000 habitantes, hoje, nossa capital jovem tem mais de 1.500.00 habitantes apresentando problemas em relação a sua projeção. É considerada a capital mais verde do país, e conseguiu este título com uma urbanização caprichada e preocupada com os espaços verdes sempre. Não temos praia, mas temos muitas praças e parques, com muita árvore, flores e lagos para ajudar a amenizar o clima da cidade que é muito quente e seco. Mais do que a beleza, o goiano precisa valorizar o verde, porque dependemos dele para que o clima da cidade não seja sufocante e intolerável.

Para este aniversário, o prefeito da cidade Iris Rezende preparou desfile cívico composto por forças armadas e escolas públicas que possuem banda marcial. O desfile aconteceu na av. 24 de outubro, setor Campinas. Foi organizado um passeio ciclístico pela Federação de Ciclisomo de Goiás junto com Secretaria Municipal de Esportes, show com dupla sertaneja goiana entre outras coisas. O que mais achei interessante e inovador foi a proposta de 76 artistas plásticos, que reunidos em um mesmo lugar e ao mesmo tempo, produziram 76 telas onde o tema era Goiânia Viva Feliz. Estas telas serão doadas para um leilão, cuja renda da venda será repassada para o Hospital Araújo Jorge. ( referência na região para tratamento de câncer).

Goiânia é uma cidade bonita e com muito espaço para crescer, mas que precisa ser valorizada e respeitada por seus cidadãos e principalmente por seus políticos, procurando fazer sempre a coisa certa, sem bairrismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário