domingo, 5 de setembro de 2010

Base Aérea de Anápolis

Neste final de semana, a Base Aérea de Anápolis abriu seus portões para os cidadãos civis visitarem o local. Este evento acontece uma vez por ano.
Hoje, domingo, fomos ao local conhecer um pouquinho da nossa força aérea brasileira e ver a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, uma equipe que realmente faz com que sintamos orgulhos de ser brasileiros.
A quantidade de pessoas presentes no local era imensa, e nem o sol escaldante afugentou as pessoas do local. Céu de brigadeiro para toda esta festa!
Logo na entrada, vimos um Mirage, avião de fabricação russa, muito veloz.


Logo depois, vimos o caça que foi pilotado pelo Ayrton Senna.
Havia vários hangares no local, dentro e fora deles, nas pistas, muito aviões expostos. Aviões usados pela força áerea, aviões usados pela população civil para shows, pulverização agrícola etc.

Tinha um avião A4-Skyhawk, de fabricação americana, utilizado pela marinha brasileira para decolagens e pousos em porta-aviões. Isso é o máximo! Decolar e pousar em um espaço tão pequeno.

Na foto abaixo, um modelo do Tucano, avião de caça fabricado pela EMBRAER.

Pontualmente às 15h10 iniciaram os preparativos para que a esquadrilha da fumaça decolasse rumo aos céus para mais uma apresentação. Os pilotos foram apresentados, uma a um, ao todo 7 aviões que compõem a apresentação. Depois, eles fizeram a conferência dos equipamentos, rotina antes da decolagem. Não posso deixar de registrar que isso foi feito de forma sincronizada.
Tudo checado, é hora de ligar os motores e começar a se movimentar em direção a pista, mais um momento de perfeita sincronia, cada um saindo a seu tempo, um atrás do outro....e assim decolaram!
Passados alguns minutos, os 7 aviões apareceram para nossos olhos e começaram sua apresentação, a cada manobra um suspiro, aplausos, gritos de surpresa, sorriso de espanto! A sincronia no ar é perfeita e arranca gritos da plateia e enche de orgulho nossos corações, quando lembramos que quem está dentro de cada avião, que cada piloto é brasileiro. Quanto disciplina para chegar ali, quanta coragem, estudo, dedicação. A apresentação da Esquadrilha da Fumaça é realmente um show maravilhoso!! Os meninos adoraram!

Abaixo, uma foto de um dos aviões da esquadrilha da fumaça.
Para quem nunca visitou a base aérea, não perca a oportunidade da próxima vez, o passeio vale realmente a pena. Parabéns à Força Aérea Brasileira.

Um comentário:

  1. Legal o post, mas só uma correção o Mirage não é de fabricação russa e sim de fabrigação francesa! abs...

    ResponderExcluir