segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Itiquira


Há anos frequento o 'Salto de Itiquira', sem dúvida um dos meus passeios favoritos a partir de Brasília.
O acesso ao Salto dá-se por Formosa-GO, e é um passeio perfeito para um dia de sol - seja pela distância, seja por que Formosa não é uma cidade turística, e o pernoite por lá não vale muito à pena - eu já pernoitei lá anos atrás, mas eu tava atrás de uma moça... na realidade nem tão moça e que tinha, como outros gauchos, ido trabalhar nas plantações de soja da região. Dizem que, 'onde tem lavoura tem gaucho'. Tenho boas lembranças da Fulana, descendente de italianos, nunca mais soube dela...
A gastronomia não é grande coisa na região, e o 'Dom Fernando' (já na estrada para o Salto) é provavelmente o que existe de melhor por ali. Ótima opção para o almoço num passeio à Itiquira. O restaurante 'Casarão' servia um javali honesto no Centro, preciso voltar lá! Um bom sorvete vc toma na Sorveteria 'Castelo'.
É uma pena que Formosa seja distante de Goiânia, e dificulte as visitas ao belíssimo Itiquira, com seus 168 m. Mas por outro lado os goianienses são privilegiados com a proximidade de Caldas Novas e Goiás, distantes para os brasilienses!
Falta estrutura ao parque de Itiquira, mas a beleza sobra. Para os mais aventureiros existe a trilha do Salto. Mas atenção, Itiquira é uma cachoeira grande e que, como o mar, exige respeito, já houve acidentes.
Passei bons momentos lá, e talvez minhas cinzas sejam jogadas lá um dia - quem sabe?...

Um comentário:

  1. Olá Marcelo...Adorei ler sua viagem a Itiquira. Ainda não conhece este lugar, mas haverá oportunidade para conhecer.
    Abraços,

    ResponderExcluir