quinta-feira, 31 de março de 2011

PREFEITURA LANÇA PROJETO DE CICLOVIA PERMANENTE


Primeiro trecho da Ciclovia Norte-Centro sairá a BR 153, nas imediações do Condomínio Aldeia do Vale, e vai até o terminal da Praça da Bíblia.
Tão logo cesse o período chuvoso, a Prefeitura de Goiânia com recursos próprios dará início às obras estruturais do primeiro trecho da ciclovia permanente na capital. Nessa etapa está compreendido o trecho que sai da BR 153, nas imediações do Condomínio Aldeia do Vale, e vai até o terminal da Praça da Bíblia. O perímetro em questão será denominado Ciclovia Norte-Centro e está inserido no Plano Diretor da Capital.
Na solenidade de lançamento do projeto, o prefeito Paulo Garcia destacou os benefícios que o modelo de mobilidade traz, a exemplo da diminuição de congestionamento no trânsito, aumento da fluidez e investimento em atividade que minimiza emissão de gases poluentes.
Para que a sociedade assimile as vantagens do uso da bicicleta e aprenda a conviver com ciclistas, o prefeito informou que a administração dará ampla divulgação visando o incentivo a esse meio de transporte. "Estamos nos equipando para primordialmente garantir segurança ao trabalhador que sua a bicileta para ir ao trabalho, da pessoa que usa para atividade física ou lazer", disse Garcia. Paulo Garcia destacou o fato de Goiânia ter uma topografia plana, favorável à prática do ciclismo. O prefeito disse ainda acreditar que a sociedade está apta a assimilar as vantagens do uso da bicicleta.
Ciclos-faixas
O presidente da Agência Municipal de Trânsito Transportes e Mobilidade (AMT), Miguel Thiago, citou como a ação de incentivo ao uso das bicicletas as ciclos-faixas disponibilizadas aos domingos nos Parques Flamboyant, Areião e Vaca Brava para os ciclistas da cidade. "A experiência nos fez avançar e o Plano Diretor tem a previsão da implantação de 140 Km de ciclovia em Goiânia”, lembrou.
Apesar das dificuldades inerentes ao planejamento do traçado inicial das ruas da cidade, Miguel Thiago disse que a equipe da AMT trabalha para superar obstáculos desta infraestrutura.“Temos algumas dificuldades. Onde foram implantadas as ruas e avenidas sem se pensar na ciclovia, há questões operacionais. O desafio fica por conta da engenharia em apresentar alternativas.
O primeiro traçado da Ciclovia Norte Centro sai da BR 153, desce a Av. Vera Cruz, passa pela cabeceira da pista do aeroporto Santa Genoveva, vai até a rua São Francisco, retornando ao leito da via, passa pela Av. Meia Ponte, Av.José Monteiro, Av. A em direção à Praça da Biblia onde a prefeitura implantará bicicletário.
Autor: Sirley Camilo  (retirado do site www.goiania.go.gov.br)




Fórum: Eventos e sugestões: http://pedalgoiano.forumeiros.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário